quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

21/12/2012




Muito tem se falado nos últimos meses sobre a profecia maia que prevê o final do mundo para o dia 21/12/2012, isto é, hoje!
Vários filmes foram feitos ao redor do assunto. Catástrofes transformam o mundo num lugar inabitável. Alguns desses filmes foram recordes de bilheteria, como Armageddon, de 1998, Impacto Profundo, de 1998, O Dia Depois de Amanhã, de 2004, Guerra dos Mundos, de 2005 e 2012, de 2009, que foi o que mais chamou a atenção para os eventos cataclísmicos que supõe acontecerem em 21/12/2012. Essa data é considerada o último dia do ciclo de 5125 anos do calendário de contagem longa mesoamericano.
Existe uma interpretação de que essa data marca o início de uma Nova Era para a Terra e que os seus habitantes sofrerão uma transformação espiritual ou física positiva, isto é, é o início de um novo tempo.
Um dos muitos livros sobre o assunto, O Mistério de 2012, foi organizado por Gregg Braden e é uma coletânea de 24 autores diferentes, de historiadores e cientistas e espiritualistas que dedicaram seus estudos à tarefa de decifrar os enigmas da data misteriosa. No livro 2012, A Profecia Maia, de Alberto Beuttemuller, o autor usa o caminho do romance para revelar a maneira de pensar dos povos maias.
A série Como Aproveitar o Fim do Mundo, estrelada por Alinne Moraes e Danton Mello, mostrou em 08 episódios  o casal vivendo os últimos seis dias antes do apocalipse tentando realizar tudo o que tem vontade. O texto de Fernanda Young e Alexandre Machado teve um episódio gravado na praia do Mar do Norte, em Rio das Ostras.
Na realidade já houve várias previsões para o fim do mundo. Quem não se lembra da passagem de 1999 para 2000?
Independente de qualquer acontecimento, desejo a todos um Natal Maravilhoso e um 2013 cheio de esperanças e fé num mundo melhor.
Boas Festas.






Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 21/12/2012

A DAMA DA INTERNET


Diretor do filme brasileiro que durante 32 anos ficou com o título de maior público do cinema nacional (A Dama do Lotação), Neville de Almeida lançou no último dia 03/12, o livro A Dama da Internet.
Neville, que sempre adaptou obras literárias para o cinema, agora vai do cinema para o livro. Incentivado pelo amigo Ricardo Amaral, que é curador da editora Casa da Palavra, A Dama da Internet chega para o público em livro, mas o autor pretende levar o texto para o teatro e depois para as telas. Segundo o autor, é o papel dos sonhos de qualquer atriz, a personagem é corajosa, ousada, dinâmica, inteligente e criativa.
Aos 71 anos, Neville já dirigiu importantes títulos nacionais como Navalha na Carne, Os Sete Gatinhos e Rio Babilônia. Ao todo foram 15 longas, 120 curtas, além de médias, documentários e séries.
A Dama do Lotação, lançado em 1978, foi o primeiro filme brasileiro a alcançar a marca de um milhão de espectadores na primeira semana de lançamento.  Hoje é o terceiro colocado na lista de maior público, ficando atrás de Tropa de Elite 2, lançado em 2010, e de Dona Flor e Seus Dois Maridos, lançado em 1976. Tanto A Dama do Lotação quanto Dona Flor e seus Dois Maridos têm como protagonista a atriz Sonia Braga.
A Dama da Internet conta a história de Luisa, num mundo real e virtual dos encontros e desencontros sexuais de uma heroína moderna.
Além de diretor de cinema, Neville é roteirista, escritor, ator, fotógrafo e artista plástico, tendo inclusive realizado com Helio Oiticica a obra Cosmococa, que faz parte da arte contemporânea mundial e é exibida no Museu de Inhotim, em Minas Gerais.




Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 14/12/2012