sábado, 2 de fevereiro de 2013

PAULO LEMINSKI


Com previsão para fevereiro de 2012, a editora Companhia das Letras lança Toda Poesia, a obra completa do poeta Paulo Leminski. O lançamento é aguardado pelos admiradores de Leminski, já que a poesia do escritor está fora de circulação há muito tempo.

Paulo Leminski é um autor curitibano que fez parte da geração de poetas marginais dos anos 70. Os poetas marginais levavam a poesia às ruas, praças e bares ao invés de serem publicados, ficando longe do alvo da censura. Escreveu músicas para Caetano Veloso, A Cor do Som, Moraes Moreira, Gilberto Gil e Arnaldo Antunes, com o objetivo de tornar a poesia uma expressão popular, uma forma de mostrar que seria capaz de mobilizar multidões.

Leminski era um homem erudito. Traduzia inglês, francês, hebraico, tupi, grego, espanhol, japonês, latim, russo e sânscrito, tendo inclusive aceitado traduzir dois livros escritos por John Lennon.

In His Own White e A Spaniard in The Works é uma coleção de piadas, anedotas, histórias e desenhos curiosos em forma de prosa e poesia reunidas ao longo de vários meses, que Leminski traduziu muito bem, conseguindo uma idéia bem aprimorada do que o beatle queria transmitir.

Os livros foram publicados no Brasil em 1980 num único volume com o título de Um Atrapalho no Trabalho e está esgotado há décadas.

Fez traduções de livros escritos por Petrônio, Alfred Jarry, James Joyce, John Fante, Samuel Beckett e Yukio Mishima.

Paulo criou o neologismo Perhappiness, que é a junção das palavras perhaps e happiness, formando uma “talvez felicidade”, que se transformou num projeto da Fundação Cultural de Curitiba como o primeiro festival brasileiro inteiramente dedicado à poesia.

Paulo Leminski faleceu em 1989, aos 45 anos de idade, de uma cirrose hepática em decorrência de muitos dry-martinis e de lirismo anticonvencional.

Em 1999, Regis Bonvicino publicou Envie Meu Dicionário, livro que contém toda a correspondência trocada entre os dois poetas.

Em 2001, Toninho Vaz publicou O Bandido que Sabia Latim, uma aguardada biografia de Leminski.

Leminski escreveu dezenove livros, destaques para Polonaises, Distraídos Venceremos, Metamorfose, Ex-Estranho, La Vie em Close e Catatau, esse foi relançado em 2010 pela Iluminuras.






Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS  em 25/01;2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário