sábado, 2 de fevereiro de 2013

JANE AUSTEN


Publicado pela primeira vez em 1813, o romance ORGULHO E PRECONCEITO de Jane Austen terá na Inglaterra comemorações pelos 200 anos de lançamento.
Quando terminou de escrever o livro, Jane tinha 21 anos de idade. Em 1797, com o título de Primeiras Impressões, não foi publicado. Somente após revisão dos escritos e com o título alterado, houve a publicação. Jane estava com 38 anos de idade.
A história gira em torno de Elizabeth Bennet, que conhece Mr. Darcy, um jovem rico, solteiro e orgulhoso que se encontra numa situação complicada, por conta do seu preconceito, ao se apaixonar por Elizabeth, uma mulher que está abaixo de sua classe social. Ambientado no século XIX, Austen conta com detalhes os costumes de uma época mutável, mas conservadora nas suas tradições.
O livro já vendeu mais de 20 milhões de cópias, foram feitas seis adaptações para filmes e sete para séries e minisséries.
Dos filmes o mais conhecido é o estrelado por Keira Knightley e Matthew Macfayden, de 2005 e a série para TV protagonizada por Colin Firth e Jennifer Ehle, de 1995.
Razão e Sensibilidade e Emma são dois dos romances de Jane Austen que foram adaptados para o cinema. No filme AMOR E INOCÊNCIA, Anne Hathaway interpreta  a própria Jane Austen antes da fama, vivendo um romance com um jovem advogado irlandês que inspirou seus livros. O filme é baseado em cartas escritas por Jane.
O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN, filme dirigido por Robin Swicord, conta a história de seis membros de um clube do livro lendo seis livros de Austen durante seis meses, no moderno e ocupado cenário de Sacramento, onde a cidade e o relaxado subúrbio encontram a beleza natural. Enquanto as histórias contemporâneas nunca tenham sido parecidas com as de Austen, as personagens encontram semelhanças, sabedoria e conselhos sobre suas próprias trajetórias em meio à tão amadas narrativas da autora.
Mesmo depois de tantos anos de publicado, o livro arrasta milhões de fãs por todo o mundo e encanta a todos com sua literatura épica.




Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 11/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário