sábado, 2 de fevereiro de 2013

CARNAVALANÇA


Carnavalança, de Mirna Brasil Portella, é o livro lançado pela Escrita Fina Edições que conta a história do carnaval voltado para o público infantil.
Acompanhando o livro, foi lançado o cd de mesmo nome pelo selo Biscoitinho, da gravadora Biscoito Fino, na Fundição Progresso, com a participação de Maria Rita, Martinho da Vila, Chico Buarque, Evandro Mesquita, Paula Lima, Mart’nália e um coral de 08 crianças, destacando músicas de artistas como Braguinha e Noel Rosa, compositores importantes para a folia no Brasil.
O carnaval começou na Grécia, por volta do ano 604 a.C, como uma festa aos deuses em agradecimento a fertilidade do solo. Posteriormente, foi inserida na festa a bebida e as orgias, que não foram bem vistas pela Igreja.
Em 509 d.C, com a instituição pela Igreja da Quaresma, que é um período de penitência, renovação e introspecção, sem nenhuma festa ou comemoração popular, na Itália as pessoas resolveram tomar as ruas para se divertirem nos três dias que antecediam o recolhimento.
No Brasil o carnaval chegou na metade do século XVII com os portugueses, e tinha o nome de Entrudo. Era uma brincadeira democrática, onde as pessoas jogavam umas nas outras água, ovos e farinha, e nela participavam tanto as famílias brancas quanto os escravos.
No final do século XIX, surgiram os primeiros blocos, os cordões e os corsos. Nos corsos, as pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e desfilavam pelas principais ruas das cidades. Daí a origem dos carros alegóricos das grandes escolas de samba dos dias atuais.
A popularidade do carnaval aconteceu no século XX em virtude do surgimento das marchinhas carnavalescas, que faziam o evento mais animado.
 A primeira escola de samba surgiu em 1928 e tinha o nome de Deixa Falar. Anos depois, passou a se chamar Estácio de Sá e, a partir daí, o carnaval de rua tomou novo formato. No Rio e em São Paulo surgiram as grandes agremiações que transformaram o carnaval na maior festa do país.
No Nordeste o carnaval de rua é marcante nas cidades de Recife, Olinda e Salvador, onde os trios elétricos arrastam multidões, com suas músicas dançantes.
Daqui a uma semana começa essa festa popular, na qual muitos dizem que “só depois do carnaval o ano realmente começa”.



Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 01/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário