sábado, 2 de fevereiro de 2013

AS AVENTURAS DE PI


Publicado em 2001 e ganhador do Prêmio Man Booker em 2002, o livro A VIDA DE PI, de Yann Martel, conta a vida do jovem refugiado indiano Piscine Molitor Patel, que ao fugir de seu país no auge de sua instabilidade política para o Canadá, é vitima de um naufrágio e cruza o oceano num barco na companhia de um tigre de bengala.
Segundo o jornal The Guardian, esta obra foi baseada, ao nível de plágio, em uma das histórias do livro MAX E OS FELINOS, do brasileiro Moacir Scliar, onde um jovem judeu foge da Alemanha nazista para o Brasil e o comandante afunda o navio para receber o seguro. O rapaz se salva num bote e um jaguar que estava numa jaula à deriva no mar, pula para dentro do bote e a viagem segue. A base da história é a relação do rapaz com uma criatura feroz, imprevisível e enigmática.
Moacir contou que o livro foi escrito na época da ditadura militar e diz que o texto era o símbolo de como o povo se sentia frente ao sistema, uma fera que a qualquer momento poderia usar a violência contra a intelectualidade, como realmente aconteceu.
Scliar foi procurado por advogados para abrir um processo por plágio, mas como seria cansativo e na Inglaterra, o escritor preferiu não fazer nada até porque vários autores usam idéias de outros e isso não se caracteriza, a rigor, um plágio.
O que mais irritou o escritor brasileiro foi o escritor britânico dizer que não tinha lido o livro de Scliar e sim uma resenha desfavorável escrita por John Updike, sendo que John nunca escreveu sobre o livro. Yann disse ter aproveitado uma ideia boa de um mau escritor brasileiro. Scliar ainda diz que considera essa forma de expressar a falta de maturidade emocional de Yann.  Yann colocou no prefácio do livro um agradecimento a Moacir Scliar.
Em 2012, Ang Lee dirigiu o filme baseado no livro As Aventuras de Pi e já está sendo considerado a maior bilheteria do diretor.
O filme é um dos indicados para o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts), concorrendo em dez categorias e para o Oscar, em 11 categorias.
Ang Lee já dirigiu 13 filmes, entre eles O Segredo de Brokeback Mountain que recebeu o Oscar de Melhor Diretor em 2006.





Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 18/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário