quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A DAMA DA INTERNET


Diretor do filme brasileiro que durante 32 anos ficou com o título de maior público do cinema nacional (A Dama do Lotação), Neville de Almeida lançou no último dia 03/12, o livro A Dama da Internet.
Neville, que sempre adaptou obras literárias para o cinema, agora vai do cinema para o livro. Incentivado pelo amigo Ricardo Amaral, que é curador da editora Casa da Palavra, A Dama da Internet chega para o público em livro, mas o autor pretende levar o texto para o teatro e depois para as telas. Segundo o autor, é o papel dos sonhos de qualquer atriz, a personagem é corajosa, ousada, dinâmica, inteligente e criativa.
Aos 71 anos, Neville já dirigiu importantes títulos nacionais como Navalha na Carne, Os Sete Gatinhos e Rio Babilônia. Ao todo foram 15 longas, 120 curtas, além de médias, documentários e séries.
A Dama do Lotação, lançado em 1978, foi o primeiro filme brasileiro a alcançar a marca de um milhão de espectadores na primeira semana de lançamento.  Hoje é o terceiro colocado na lista de maior público, ficando atrás de Tropa de Elite 2, lançado em 2010, e de Dona Flor e Seus Dois Maridos, lançado em 1976. Tanto A Dama do Lotação quanto Dona Flor e seus Dois Maridos têm como protagonista a atriz Sonia Braga.
A Dama da Internet conta a história de Luisa, num mundo real e virtual dos encontros e desencontros sexuais de uma heroína moderna.
Além de diretor de cinema, Neville é roteirista, escritor, ator, fotógrafo e artista plástico, tendo inclusive realizado com Helio Oiticica a obra Cosmococa, que faz parte da arte contemporânea mundial e é exibida no Museu de Inhotim, em Minas Gerais.




Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 14/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário