quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

HERBERT DE SOUZA


O lançamento do livro O BRASIL DE BETNHO faz parte da programação pelos 15 anos da morte do sociólogo Herbert de Souza.
Com uma trajetória de vida rica e exemplar, Betinho mobilizou toda a sociedade brasileira quando criou a campanha Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
Durante sua vida Betinho esteve envolvido em várias frentes para mobilização do povo brasileiro contra a pobreza e as desigualdades. Em 1980, foi o articulador da Campanha Nacional pela Reforma Agrária, ajudou a fundar o Instituto de Estudos da Religião (ISER) e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Em 1986, colaborou com a fundação da Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar da Aids), época em que contraiu a doença através de transfusão de sangue no tratamento da hemofilia.
Em 1992, integrou a liderança do Movimento pela Ética na Política, que culminou com o impeachment do presidente Fernando Collor. Esse movimento foi o alicerce do movimento Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Foi a partir dessa campanha que o problema da miséria e da fome tornou-se visível para todos os brasileiros.
Em 1993, foi considerado o “homem de idéias do ano” pelo Jornal do Brasil.
Mineiro de Bocaiúva, nos anos de 1960, Betinho ajudou a fundar a Ação Popular, movimento pela implantação do socialismo no Brasil.
Após o golpe militar em 1964, passou sete anos na clandestinidade e oito anos no exílio. Voltou ao Brasil em 1979 e foi recebido no aeroporto com a música O Bêbado e a Equiibrista, que se tornou o hino da anistia.
Com a frase mais conhecida de Betinho – Quem tem fome, tem pressa, “o irmão do Henfil” despertou no povo brasileiro a solidariedade. Desde o lançamento da campanha até os dias de hoje, a coleta de alimentos para distribuição aos menos favorecidos é uma constante em nosso país.




Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 30/11/2012